Presidente do TSE apoia PGR e critica limitar poderes do MP nas eleições

aurelio

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, defendeu nesta terça-feira que a Corte recue da resolução aprovada em dezembro, que limita a atuação do Ministério Público Eleitoral durante as eleições. A afirmação foi feita após um apelo do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, que encaminhou pedido formal ao tribunal solicitando uma nova análise da norma.

A resolução determina que o MP não poderá pedir a abertura de inquéritos para apurar crimes eleitorais e estabelece ainda que a apuração de irregularidades eleitorais deverá ser precedida de autorização judicial. No pedido feito ao TSE, Janot ameaçou recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso o pedido de revisão não seja acatado.

Em nota, Marco Aurélio disse acreditar na “evolução da decisão” tomada pelo plenário do TSE e afirmou que a tentativa de tolher a ação do Ministério Público “conflita com o Código de Processo Penal e, portanto, não pode prevalecer”. Diz a nota: “O Código de Processo Penal prevê que o inquérito pode ser instaurado de ofício, pela Polícia Federal, por requerimento de órgão judiciário, ou pelo Ministério Público”. …

Durante a sessão de votação da resolução, a última antes do recesso, Marco Aurélio foi o único a votar contra a proposta, relatada ministro José Dias Toffoli – seu sucessor no comando do colegiado e responsável por conduzir o tribunal durante as eleições deste ano.

O presidente do TSE disse acreditar “na sensibilidade do relator e do colegiado quanto ao acolhimento do pedido de reconsideração, feito pelo Ministério público”, o que, segundo ele, evitaria “um desgaste maior”.

O pedido do procurador-geral somente poderá ser analisado pelo TSE a partir de 3 de fevereiro, quando o colegiado voltará das férias.

Fonte: Jornalista Marcela Mattos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s